Header

Quem é o Padre Lourenço Ferronatto?

Nascido na pequena e encantadora cidade de Treze Tílias- SC, aos 30 de abril de 1968, Lourenço Isidoro Ferronatto foi o primeiro filho do casal Alcides Antônio Ferronatto e Maria Gertrudes Ferronatto. Roberto, seu irmão, veio ao mundo um ano depois.

PE. LOUREN?O 015_site.jpgA família de Lourenço é um bom exemplo de como foi formada Treze Tílias: o pai descende de italianos que se fixaram na "linha Pinhal" do município; e a mãe pertence a uma das primeiras famílias austríacas, que deram origem à colonização da cidade.

Quando Lourenço tinha 3 anos de idade, seus pais mudaram-se para Diadema, na grande São Paulo, pois seu pai foi trabalhar na fábrica da Mercedes-Benz. Os pais fizeram questão de dar uma sólida formação católica aos dois filhos, que sempre foram muito unidos e amigos inseparáveis.

Quando o pequeno Lourenço tinha 8 anos de idade, a família fez uma peregrinação ao Santuário de Aparecida do Norte. O menino ficou encantado com a grandiosidade do templo e a multidão de fiéis que pediam o auxílio da Virgem Mãe Aparecida.

Na ocasião ele pediu que sua mãe comprasse um livro com a História da Bíblia em quadrinhos e também uma pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida. Apesar das dificuldades financeiras que atravessavam, Da. Gertrudes fez questão de comprar as lembranças para o filho.

Aquele livro foi lido e relido milhares de vezes pelos dois irmãozinhos, e aquelas histórias povoaram a imaginação das crianças. A singela imagem de Nossa Senhora Aparecida foi posta no quarto dos meninos, e eles rezavam "à mãezinha do céu" todos os dias antes de dormir. Até os dias de hoje, Da. Gertrudes guarda esse livrinho e a pequena Imagem, como recordação da religiosidade dos seus filhos.

Aos 8 anos Lourenço fez a primeira comunhão na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado em Diadema. Naquela época a represa Bilings vinha até bem pertinho da Igreja e os meninos se encantavam com a procissão marítima no dia da padroeira. Nossa Senhora vinha trazida em um barco e era recebida por todo o povo em festa. As crianças corriam alvoroçadas para receber Nossa Senhora!

Nas férias escolares Lourenço e Roberto sempre viajavam para Treze Tílias, a fim de passar os dias no sítio dos avós. Ajudavam a cuidar da roça, tiravam leite das vacas e aproveitavam as tardes para caminhar pelas trilhas dos bosques e subir até a Capela Maria Dreizehnlinden, de onde podiam ter uma vista privilegiada da cidade. Ou então eles iam até a primeira igreja construída pelos imigrantes, no local conhecido como Babenberg, onde está a Gruta de Nossa Senhora Aparecida. Nessas ocasiões os dois irmãos sempre rezavam pedindo a proteção de Maria.

Foi numa dessas viagens entre Diadema e Treze Tílias que Lourenço e Roberto tiveram a oportunidade de conhecer um integrante dos Arautos do Evangelho que viajava no mesmo ônibus. Era o primeiro contato com a associação que os dois irmãos dedicariam, a partir daquele momento, os melhores anos de suas vidas. Lourenço e Roberto sentiram em seu coração o chamado irresistível de Jesus para uma vocação religiosa, e tiveram a certeza de que aquele era o caminho que Deus indicava para eles. Os dois se entusiasmaram com o movimento e começaram a participar das atividades do grupo jovem.

Lourenço exerceu durante longos anos a função de formador de equipes de apostolado e orientador vocacional dos Arautos para noviços, jovens e adultos. Foi também coordenador do apostolado durante 10 anos no principal Centro Juvenil dos Arautos em São Paulo. Ao longo dos anos de 1998 a 2004 ele foi o encarregado da peregrinação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, coordenando Missões Marianas em dezenas de cidades onde eram realizados retiros espirituais nas Paróquias visitadas.

Lourenço Ferronatto foi ordenado sacerdote no dia 24 de junho de 2006, na Catedral
de Nossa Senhora da Piedade em Lorena - SP, por Dom Benedito Beni dos Santos. No dia de sua ordenação, Padre Lourenço foi abraçado pelo pai que chorava copiosamente: Alcides Ferronatto lembrou-se dos anos que passou estudando no Seminário Menor de Lages, em Santa Catarina.

Desejoso de aprimorar sua formação doutrinária, o Padre Lourenço conta com os seguintes cursos:

- curso de Filosofia no Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (São Paulo)
- curso de Teologia no Instituto Teológico São Tomás de Aquino (São Paulo)
- bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Italo Brasileiro (São Paulo)
- curso de pós-graduação em Teologia Tomista pelo Centro Universitário Italo Brasileiro (São Paulo)
- licenciatura em Humanidades, pela Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, da República Dominicana
- está cursando Mestrado em Teologia Sistemática pela Universidad Pontificia Bolivariana, em Medellin, Colômbia.

O Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto é membro da Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flor Carmeli, que recebeu aprovação pontifícia do Papa Bento XVI no dia 4 de abril de 2009. Ele é secretário do Instituto Teológico São Tomás de Aquino, dos Arautos do Evangelho, e superior da Casa da Juventude Nossa Senhora da Contemplação. Nos primeiros meses de 2008 o Pe. Lourenço assumiu a coordenação da Campanha Salvai-me Rainha de Fátima, pela graça de Jesus.

 

| print | email Indicar |
2.780487804878
Votos: 205
Todos os direitos de copyright reservados a Associação Católica Nossa Senhora de Fátima.